IV CONGRESSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO DO RIO DE JANEIRO
Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2022 ocorreu a quarta edição do Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro com tema "Direito administrativo e justiça social: políticas públicas para o desenvolvimento da cidadania". O evento será realizado em homenagem ao professor Sérgio Ferraz, com programação desenvolvida no centro do Rio de Janeiro, especificamente no Plenário do Instituto de Advogados do Brasil, no Centro Cultural da Justiça Federal e na Escola da Advocacia Geral da União.
O congresso é formado por conferências com debates teóricos realizados por palestrantes nacionais, mesas temáticas voltadas para o mercado e profissionais das áreas, além de oficinas e concursos de artigos destinadas aos acadêmicos. A programação conta com palestrantes das principais instituições acadêmicas nacionais, além membros de órgãos públicos, como a OAB e Ministério Público, e da iniciativa privada. O edital para concurso de monografia e para apresentação de trabalhos também se encontram publicados para recebimento de produções.
Confira aqui as principais informações e realize sua inscrição.
Locais históricos recebem o IV CIDARJ
Dentre os locais de atividades do IV CIDARJ, destacam-se com o Centro Cultural da Justiça Federal e a sede do Instituto dos Advogados do Brasil. Ambos os locais partilham da riqueza histórica do Direito brasileio.
O Centro Cultural da Justiça Federal está localizado na Avenida Rio Branco nº 241 do Centro do Rio de Janeiro. O prédio foi projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, inaugurado em 1909 quando a cidade era Capital Federal e acabou servindo de instalação do Supremo Tribunal Federal até 1960.
Já a sede do Instituto de Advogados do Brasil convida os visitantes a uma viagem histórica pela instituição e pela advocacia brasileira. "O Instituto dos Advogados Brasileiros foi fundado em 1843 como consequência dos cursos jurídicos no Brasil e do exercício da advocacia e como a mais antiga casa de estudo do direito das Américas, a história da entidade se confude com a própria história da nação".
Grandes jurídicas participaram das plenárias do IAB, dentre os quaisTeixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo, Clovis Bevilacqua e André Faria Pereira. A participação no congresso também é um convite à história do Direito brasileiro.
Palestrantes e convidados de grandes renomes
ALEX ASSIS DE MENDONÇA
ANA TEREZA PARENTE
ANDRÉ SADDY
ARTUR WATT NETO
AUGUSTO NEPOMUCENO
BRUNO VIEIRA DA ROCHA BARBIRATO
CAIO MARCIO GUTTERRES TARANTO
CAROLINA ZOCKUN
CRISTIANA FORTINI
CLAUDIO BRANDÃO DE OLIVEIRA
DANIEL BRANTES FERREIRA
DAVID FRANCISCO DE FARIAS
EMERSON AFFONSO DA COSTA MOURA
EURICO MONTENEGRO
FÁBIO LINS DE LESSA CARVALHO
FARLEI MARTINS RICCIO DE OLIVEIRA
GILMAR BRUNIZIO
GUSTAVO SEABRA SANTOS
JOAQUIM MUNIZ
JOSÉ CARLOS BUZANELLO
JOSÉ EDUARDO SABO PAES
JOSÉ MARINHO PAULO JUNIOR
JOÃO PAULO LACERDA
JOSÉ VICENTE SANTOS DE MENDONÇA
LEANDRO MELLO FROTA
LUCILAINE MEDEIROS
MANOEL MESSIAS PEIXINHO
MARCO AURÉLIO BARCELOS
MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO
MAURICIO JORGE PEREIRA DA MOTA
MAURICIO ZOCKUN
NATASHA SALINAS
PAOLA PORTO
SERGIO DE ANDREA FERREIRA
SÉRGIO FERRAZ
SYDNEY SANCHES